Um bom livro vale mais que mil imagens!

Um bom livro vale mais que mil imagens!

Ler faz bem para a saúde além de todos os benefícios na educação esse hábito tem importante papel na saúde física, mental e emocional. E a leitura tem esse poder de exercitar o cérebro, aprimorar a memória, estimular a imaginação, ajudando a desenvolver a inteligência, o raciocínio e a concentração. Esse hábito é um dos segredos para se manter uma mente sempre jovem e
ativa. Dessa forma com a prática regular desse exercício mental é possível alcançar a longevidade com mais saúde e com qualidade de vida.

Alguns estudos já comprovaram que estimular o cérebro ao longo da vida, começando pela infância e mantendo esse hábito, contribuirá significativamente para uma boa saúde mental na velhice.

No livro, o leitor pode encontrar respostaspara dúvidas ou anseios que permeiam a sociedade, viver histórias e ir a lugares nunca imaginados. É claro que a leitura é caracterizada por uma dimensão de individualidade, já que nelamuitas vezes o leitor se envolve de tal forma que o mundo ao seu redor parece se transformar. Isso ocorre também porque todo texto possuiu seus vazios, suas aberturas a serem preenchidas pelo leitor com as mais variadas significações. O leitor passa, então, a se apropriar do texto, mergulhando nele, de forma a estabelecer um pacto de cumplicidade com o que está sendo lido.

Como desfrutar do hábito da leitura?

Para adquirir o hábito de ler, deve-se avançar gradualmente, em vez de logo escolher um livro clássico, composto por inúmeras páginas. Comece lendo aquilo que mais o agrada. Se você é uma pessoa que gosta de esportes, procure cadernos esportivos em jornais, revistas especializadas, biografias sobre grandes nomes e textos em geral que tratem do assunto. O mesmo se aplica a cinema, turismo, curiosidades etc.: qualquer tema é válido para abrir as portas à leitura.

Outra dica importante é aproveitar todas as “brechas” do seu tempo para ler. Tem se tornado cada vez mais comum encontrar pessoas com um livro na mão ao entrar em um ônibus ou metrô, ao sentar-se em uma sala de espera de um consultório ou até mesmo em filas de banco. Esses momentos em que, aparentemente, nada de útil pode ser feito (a não ser esperar) são ótimas oportunidades para sacar da bolsa um livro. Além do prazer da leitura, a companhia de um livro vai fazer com que o desconforto da espera seja minimizado.

Se preferir, institua um horário para leitura. Pode ser antes de dormir, naqueles 10 minutos do horário de almoço que (às vezes) restam. Ritualizando essa prática, facilmente, ler se tornará parte de sua rotina.

Uma recomendação importante: tire proveito daquilo que você lê. Reflita sobre o assunto abordado nas leituras, discorde ou concorde, converse com outras pessoas sobre seu ponto de vista. Essa é uma forma de colocar em prática o que você leu e de exercitar sua argumentação e seu vocabulário.

Somos todos parte de uma grande família!