Software auxilia produtores de erva-mate a fazer planejamento econômico

Receba nossa Newletter!

Software auxilia produtores de erva-mate a fazer planejamento econômico

A Embrapa Florestas (PR) acaba de disponibilizar o software Planin_Matte que possibilita a análise econômica dos plantios de erva-mate considerando os diversos segmentos de custos operacionais de implantação, manutenção, manejo e colheita do erval.

 A ferramenta é gratuita e pode ser baixada do site da Embrapa Florestas.O Planin_Matte deriva do software Planin amplamente usado pelo setorde florestas plantadas para análise econômica. Segundo Edilson Batista de Oliveira, pesquisador da Embrapa Florestasresponsável pelo desenvolvimento do software, o sistema foi ajustadopara atender às peculiaridades da cultura da erva-mate. O usuário fornece dados de custos e produção, e o sistema calcula os parâmetros de análise econômica mais utilizados para a avaliação da produção ervateira em diferentes períodos de colheita.

Outro item trabalhado pelo Planin_Matte é a análise de sensibilidade da rentabilidade a diferentes taxas de atratividade. “Isso faz com que o produtor saiba se, naquele regime de manejo, o cultivo da erva-mate está sendo mais rentável do que outros tipos de aplicação, como uma poupança, por exemplo”, explica Edilson.

f1Historicamente, a erva-mate tem sido fundamental para a economia de muitos municípios do Sul do Brasil. Atualmente é o principal produto não madeireiro do agronegócio florestal na região.

O software pode ser baixado no site da Embrapa Florestas.

Fonte: https://goo.gl/mDQzUH – Foto: Rodolfo Buhrer

Katia Pichelli (MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas – florestas.imprensa@embrapa.br – Telefone: (41) 3675-5638

Mais informações sobre o tema – Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

 


Clube do Mate Oficial
Somos todos parte de uma grande família!

Compartilhe