Primeira trilha adaptada para pessoas com deficiência visual

Primeira trilha adaptada para pessoas com deficiência visual

Boas Vibes

A Trilha dos Piquetes, no município de Arambaré, localizado às margens da Lagoa dos Patos, na Costa Doce do Rio Grande do Sul, apresentou a primeira trilha ecológica acessível para deficientes visuais, através de um projeto conjunto da Prefeitura Municipal, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de empresas locais do setor turístico.

Primeira trilha para deficiência visualA Trilha dos Piquetes tem um trajeto de aproximadamente 800 metros, com cordas-guia e sinalização com placas em braile, com a identificação da vegetação e dos pontos de destaque do percurso. Na caminhada, os visitantes passam por mata nativa e podem conferir e tocar a vegetação, repleta de bromélias, butiazeiros e outras espécies nativas, até chegarem à Lagoa dos Patos, onde podem sentir a brisa, a areia e a água nos pés.

A Trilha foi apresentada em dezembro de 2016, com a participação de um grupo de 15 pessoas da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul. Esta foi a primeira ação inclusiva para o turismo do município de Arambaré/RS e já estão previstas outras iniciativas.

A primeira trilha acessível é adaptada, porque tanto as cordas-guia quanto as placas precisam ser sempre retiradas e recolocadas a cada visitação, evitando assim que se estraguem com a ação do tempo e não sofram a ação de vândalos.

Primeira trilha para deficiência visualA iniciativa visa dar visibilidade à acessibilidade e oportunidade para a criação de novos negócios no local.

Para quem estiver interessado em fazer a Trilha dos Piquetes e conhecer as belezas da região da Costa Doce, pode entrar em contato com a Confraria do Bem Viver pelo e-mail: confrariadobemviver@gmail.com ou fazer o agendamento por meio das pousadas e dos hotéis do município.
O passeio deve ser marcado com pelo menos duas horas de antecedência. Foto: Arquivo Passaporte Turismo

Fonte:
Miguel Luiz Medeiros – Publisher da Revista Digital Passaporte Turismo.
Publicitário, Jornalista e Blogueiro – Experiência em Revistas, Jornais, Agências e Mídias Eletrônicas.

Ícone Clube do Mate

Somos todos parte de uma grande família!