Não jogue lixo. Plante árvores, ideias e coisas boas!

Não jogue lixo. Plante árvores, ideias e coisas boas!

Quanto tempo leva para se decompor os resíduos que descartamos?

Residuos

Há muita variação de informação, quanto ao tempo de decomposição, pelo fato deste tempo variar de acordo com as condições do solo ou ambiente em que os materiais foram descartados.

Em geral, podemos dizer que:

• Papel Plastificado – até 5 anos
  • Ponta de Cigarro – até 2 anos
  • Meias de lã – até 20 anos
  • Chiclete – até 5 anos
  • Fralda descartável – até 600 anos
  • Nylon – até 30 anos
  • Sacos Plásticos – até 450 anos
  • Metal – até 150 anos
  • Alumínio – até 1000 anos
  • Longa vida – até 100 anos
  • Palito de fósforo – até 6 meses

Diariamente descartamos uma grande quantidade de lixo, seja em residência, estabelecimentos comerciais, empresas e instituições. Em nosso país, apenas 2% do total do lixo é encaminhado para a reciclagem, o que é uma quantidade irrisória se levarmos em consideração o tanto de embalagens que consumimos e que podem ser recicladas.

Você consegue mensurar?

Imagine a quantidade do volume de lixo descartável, não encaminhados para a reciclagem no brasil (98%), que iremos acumular e somar a cada ano, acompanhando o tempo de decomposição do resíduos? … Você consegue mensurar o volume e imaginar se existirá espaço para nós, a natureza e a nossa saúde?

A natureza hoje,

consume uma energia vital para o equilíbrio do planeta ao longo dos processos de decomposição dos resíduos. O tratamento do lixo como a reciclagem, aterros sanitários, a incineração e a compostagem são as melhores formas que o homem encontrou para lidar com o lixo que produz. Por isso, mais do que nunca, precisamos plantar muitas árvores, ideias e coisas boas.

Fontes: Residuoall, Unicef

Cuia Clube do Mate