INPI concede indicação geográfica para erva-mate

Erva-Mate Informações Todas

O INPI concedeu, no dia 27 de junho de 2017, o registro de indicação geográfica (IG), na espécie indicação de procedência (IP), para o produto “Uvas Finas de Mesa” de Marialva. Localizado na região norte-central, a leste de Maringá, o município é o maior produtor de uva do estado do Paraná, sendo conhecido como a “Capital da Uva de Mesa”. A IG foi concedida em nome da Associação Norte Noroeste Paranaense dos Fruticultores (Anfrut).Indicação Geográfica São Matheus

Na Revista de Propriedade Industrial (RPI) nº 2425, também foi concedida a IG na espécie indicação de procedência para o produto “Erva-mate” de São Matheus.

A área geográfica protegida está restrita aos municípios de Antônio Olinto, Mallet, Rebouças, Rio Azul, São Mateus do Sul e São João do Triunfo, no estado do Paraná. A região de São Matheus é a principal responsável pela produção de erva-mate e responde por 14% da produção nacional, o que representava cerca de 50 milhões de toneladas por ano em 2009. A IG foi solicitada pela Associação dos Amigos da Erva Mate de São Mateus.

Segundo Roberto Ferron, diretor executivo do IBRAMATE, “Assim como acontece com a IG do vinho, no valor dos vinhedos, temos o intuito de agregar valor à nossa erva-mate e, de alguma forma, contribuir para o reconhecimento de toda a cadeia produtiva”.

Entendendo a Indicação Geográfica

O registro de IG permite delimitar uma área geográfica, restringindo o uso de seu nome aos produtores e prestadores de serviços da região (em geral, organizados em entidades representativas). A espécie de IG chamada “denominação de origem” reconhece o nome de um país, cidade ou região cujo produto ou serviço tem certas características específicas graças a seu meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.

Assista o vídeo sobre a história da erva-mate em São Matheus/PR

Fontes:
INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial
IBRAMATE – Instituto Brasileiro da Erva-Mate
SEBRAE Paraná

Comentários (2)

1. José Wilson Monteiro

Senhores:
    Estou entrando no grupo agora, espero ser bem recebido e trocar muitas idéias com o pessoal do grupo.
    Aproveito para solicitar alguma marcar de erva mate bem boa, pois to com dificuldades encontrar.