Ervateiros catarinenses unem forças á Frente Parlamentar da Erva-Mate.

Receba nossa Newletter!

Ervateiros catarinenses unem forças á Frente Parlamentar da Erva-Mate.

Ervateiros catarinenses unem forças á Frente Parlamentar da Erva-Mate.
Erva-Mate Informações Todas

Uma Comitiva de ervateiros do Estado de Santa Catarina, através do Sindimate, juntamente com a Epagri, Fiesc, Prefeitura Municipal de Canoinhas, ADR de Mafra, Secretaria da Agricultura e Pesca, bem como, Deputados que compõem a Frente Parlamentar da Erva Mate, liderados pelo Deputado Estadual Antônio Aguiar, realizaram uma audiência Pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), com a finalidade de oficializar a lei que concede o desconto de 5% no ICMS interestadual, sob a venda de erva-mate para chimarrão.ervateiros do Estado de Santa Catarina

O benefício já era concedido ao setor, porém em março deste ano expirou a lei, e a alíquota subiu de 7% para 12%. Esse aumento no imposto dificultava a competitividade das indústrias catarinenses. A medida irá ajudar a manter o preço dos ervais, garantindo a preservação de todo o ecossistema que compõem a Mata Atlântica.

 

Poucos consumidores sabem que a atividade de Sistema de Manejo Agroflorestal utilizado na erva-mate é uma das práticas econômicas mais sustentáveis no Brasil.

Para dar o devido reconhecimento á isto, a Epagri, Sindimate e diversas entidades governamentais e não governamentais estão trabalhando juntos para implantar muito em breve a Indicação Geográfica da Erva-Mate.
Durante o evento na ALESC, foi distribuído pacotes de erva-mate das empresas da região e mudas de erva-mate nativa, araucária, cedro e bracatinga, simbolizando a realidade da nossa biodiversidade que está sendo protegida pela cadeia produtiva da erva-mate.

Fonte: Sindimate – SC


Clube do Mate Oficial

Somos todos parte de uma grande família

 

Compartilhe