Comunidade Clube do Mate Oficial, agora representada na Itália

Comunidade Clube do Mate Oficial, agora representada na Itália

Espalhando o consumo da Erva-mate na Itália

Yurick Balbo, sempre foi apaixonado por assuntos relacionados a sociedade multicultural. De forma internacionalista, mas com grande respeito as tradições de todo o mundo, estudou muito sobre diferentes culturas, tribos e rituais, pois seu sonho era tornar-se antropólogo.

Clubdelmate italia

Nascido em Ventimiglia no noroeste da Itália, em 1983, mudou-se para Gênova em 2011, onde atualmente mora com sua família e  paixões (animais, política, música, e obviamente erva-mate), passa a representar a Comunidade Clube do Mate Oficial, na Itália.

Seu primeiro contato com o Mate, na Europa

“Há alguns anos, estava em meu trabalho no supermercado e recebemos um carregamento de Amanda e Taragüi Yerba Mate. Observava que sempre havia fotos de Che Guevara sorvendo mate na Sierra Maestra, e sempre me perguntei como seria a erva-mate! … Então, lembrando meu pai tinha um amigo tradicionalmente argentino, procurei através desse amigo aprender a tomar. Amei tanto que, como tudo o que amo, comecei a estudar sobre a erva-mate, sua história, cultivos, preparações e as diferenças entre misturas de país para país”.

Hoje, o Mate na Itália

Felizmente, em Gênova, há diversos locais onde possamos encontrar amigos para compartilhar uma boa roda de mate. Pois aqui há uma enorme comunidade latino-americana. Também por que muito “genoveses” mudaram-se de Gênova para países da América Latina em anos de Grande Crise.

O chimarrão é uma nova descoberta para mim… Posso dizer que é o meu modo favorito de beber mate.  No entanto, não é fácil encontra erva-mate brasileira para o chimarrão. Quando preciso de acessórios e erva brasileira, entro em contato com a equipe do Meta Mate. Tomo meu mate de 1 à 3 vezes por dia. Quando preciso me concentrar, para relaxar antes de dormir ou depois do jantar.

Academia do Mate no extremo sul da Itália

Club del mate italiaÉ importante observar que no extremo sul da Itália, há uma antiga comunidade albanesa, chamada “Arbereshe” que tradicionalmente bebe erva-mate por causa de pessoas que vieram da América Latina. Nesta região, na cidade de Lungro, há uma associação chamada “Mate Academy”, a qual entrei em contato e estou no aguardo de alguma colaboração para poder divulgar melhor o mate.

Grupos de face e Instagram – Club del Mate Itália

Yurick, desenvolveu no Instagram e Facebook grupos como fóruns de discussão, sem fins comerciais, onde as pessoas possam interagir e perceber que existem muitos “mateadores” na Itália. Escreveu para diversas comunidades típicas de potenciais bebedores de ervas na Itália (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia), onde obteve o retorno da Comunidade Clube do Mate Oficial, a qual a partir de agora, passa a representar a comunidade na Itália através dos grupos de facebook e Instagram  @clubedelmate_italia.

Fonte:

Why I’m Working Hard to Spread Yerba Mate in Italy