Comunidade Clube do Mate, foi apresentada como canal de comunicação onde todos podem fazer parte.

Erva-Mate Informações Todas

Palmeira das Missões é o berço da erva-mate e um dos maiores festivais nativistas do RS homenageia a forma mais antiga de produção de erva, o carijo. O festival, que está em sua 32ª edição ininterrupta, nasceu durante um ato ocorrido no 31ª Congresso Tradicionalista Gaúcho realizado pelo Movimento Tradicionalista em janeiro de 1986, no qual cada CTG trouxe de sua cidade uma porção de terra e a partir disso foi plantado um pé de erveira.

Nesta sexta-feira, 26, na Casa de Cultura durante o 32ª Carijo da Canção Gaúcha o prefeito municipal Eduardo Russomano Freire sancionou o Projeto de Lei Legislativo 011/2017 que tomba o pé de erva-mate plantado em frente do Pavilhão Vicente da Silva Machado Netto, no Parque de Exposições Tealmo José Schardong. Palmeira das MissõesSegundo o vereador Maninho Saggin, o tombamento é importante para preservar a cultura de Palmeira das Missões. “Temos que preservar e manter as tradições. Por meio deste tombamento queremos preservar a cultura do município, pois Palmeira foi criada por meio do cultivo da erva-mate onde os tropeiros passavam aqui e o comércio baseava-se no produto. Palmeira das Missões é sim filha da erva-mate”, afirmou.

Homenagem Ervamate

Clube do MateOcorreu uma sessão especial da Câmara Municipal de Vereadores de Palmeira das Missões, com solenidade de comemoração de 10 anos do funcionamento do Conselho Regional de Desenvolvimento do Rio da Várzea (COREDE-RV), onde estiveram presentes autoridades representantes de alguns dos 20 municípios que integram o COREDE–RV.

Posteriormente o coordenador do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, Janderle Rabaiolli, palestrou sobre a importância da publicidade na cadeia produtiva da erva-mate. Além disso, também foi realizado um workshop promovido pelo Instituto Brasileiro da Erva-Mate (IBRAMATE), com o objetivo de explicar aos produtores de erva-mate Vagner Alanis Clube do Mateas potencialidades da divulgação das mídias digitais como forma de divulgação e as ferramentas que existem além de apresentar a Comunidade Clube do Mate como um canal de comunicação que todos podem fazer parte..

Fonte e Fotos: www.carijo.rshttp://www.carijo.rs/?mn=noticias&id=53 e Prefeitura de Palmeira das Missões/RS

Ícone Clube do Mate

Somos todos parte de uma grande família!